segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

EUA VÃO CONVOCAR EXECUTIVOS PARA DAR INÍCIO A PROCESSOS DE DELAÇÃO NO PAÍS



Após confessarem uma série de crimes cometidos nos Estados Unidos, executivos da Odebrecht e da Braskem, petroquímica ligada ao grupo, temem ser presos caso deixem o Brasil. Para que não entrem no alerta vermelho da Interpol, terão de fazer acordos de delação nos EUA, conforme publicou o jornal Folha de S. Paulo.
Eles fecharam o maior acordo com os EUA após violarem a legislação anticorrupção do país. Os EUA, no entanto, não protegem os executivos como pessoas físicas.
O Departamento de Justiça dos EUA, equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro, avisou a oito executivos que eles serão ouvidos no Brasil por procuradores americanos em março para dar início às negociações para fechar acordos de delação. Ainda não está definido quem será chamado.
O acordo de leniência com os EUA protege a empresa de processos judiciais, mas não os executivos. Por isso há o risco de prisão quando empresas são apanhadas cometendo irregularidades em território americano.
No fim do ano passado, as empresas fecharam acordo com três países e concordaram em pagar no mínimo R$ 6,9 bilhões, durante 23 anos. São eles Brasil, Suíça e EUA. Os dois últimos ficarão com cerca de R$ 700 milhões cada um.