terça-feira, 27 de outubro de 2015

OMS alerta: .............bacon, salsicha e linguiça podem causar câncer

Reprodução/Pixabay

A lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de alimentos que podem causar diferentes tipos de câncer ganhou novos integrantes nesta segunda-feira (26). A agência Iarc (International Agency for Research on Cancer), ligada à OMS, apontou que a carcinogenicidade (capacidade de provocar tumores) está presente no consumo de linguiças, salsichas, bacon e outras comidas processadas. 
O órgão definiu como carne processada a que tenha sido transformada através de salga, secagem, fermentação, defumação ou outros processos para melhorar o sabor ou preservação. Fazem parte dessa lista, além das salsichas, linguiças e o bacon, presunto, carne enlatada e beef jerky (carne seca). A OMS alerta, também, que o consumo de carne vermelha também possui a capacidade de provocar tumores, só que com menos intensidade. 

A Iarc passa a classificar o bacon e a linguiça como integrantes do Grupo 1 da lista, no qual podem causar câncer colorretal. Esse grupo inclui o cigarro, o álcool e o amianto, produtos que, conforme a agência, apresentam "evidência suficiente" na incidência de câncer. 

Conforme especialistas, o consumo diário de 50 gramas de carne processada aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. 

Já a carne vermelha foi classificada como "evidência limitada" de incidência de câncer, e foi listada no Grupo 2A.

(com informações da Folha de S. Paulo)