quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Primeira casa construída em Rio Bonito do Iguaçu após tornado será entregue nesta quinta


 















Em ato simbólico e tempo recorde, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, entrega nesta quinta-feira (11) a primeira casa nova construída em Rio Bonito do Iguaçu, atingida por um tornado há um mês.

Marilda Risse, esposa de uma das vítimas da tragédia, será a contemplada. O Governo do Paraná está construindo 320 unidades com investimento total de R$ 44 milhões na cidade. Essa é uma das iniciativas do Estado para apoiar a cidade no processo de reconstrução.

A Tecverde, empresa contratada para entregar a estrutura pré-moldada e executar as obras, constrói unidades com wood frame, que utiliza uma estrutura leve de madeira para erguer paredes. A estrutura é formada por perfis de madeira que servem como base para painéis que formam o fechamento interno e externo da construção. Esse método é caracterizado pela rapidez na montagem, conforto térmico/acústico e seu caráter sustentável, uma vez que utiliza madeira de reflorestamento e gera menos resíduos no canteiro de obra.

A construção das casas segue uma ordem definida após 1,5 mil vistorias feitas em imóveis de Rio Bonito do Iguaçu, realizadas pela Cohapar em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (Ibape-PR). Os moradores que são proprietários de terrenos adequados ganharão um novo teto no mesmo local. Aqueles que não têm uma área própria terão suas moradias instaladas em uma região doada pela prefeitura e que ainda está sendo preparada.