segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Depois de dias no “forno”, chuva deve amenizar calor no Paraná

 


Após dias de calor intenso e temperaturas muito acima da média, o Paraná deve ter um alívio no clima justamente na virada do ano com chuva. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica aumento da chuva e queda gradual das temperaturas nos próximos dias, encerrando uma sequência de quase uma semana de calor extremo em várias regiões do Estado.

Desde a madrugada desta segunda-feira (29), o avanço da umidade já começou a mudar o cenário. Cidades do Oeste, como Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, registraram volumes superiores a 50 milímetros de chuva em poucas horas. Em municípios como Jacarezinho, Cerro Azul, Capanema e Cambará, os acumulados passaram de 10 milímetros até o início da manhã.

Segundo o Simepar, a mudança ocorre por causa da combinação entre maior umidade no ar, a passagem de um sistema frontal pelo oceano e a atuação de uma área de baixa pressão sobre o continente. Esse conjunto de fatores favorece pancadas de chuva mais frequentes e, em alguns momentos, intensas.

Apesar da chuva, o calor ainda persiste nesta segunda-feira, principalmente no período da tarde. “As temperaturas seguem elevadas, mas com chuvas mais abrangentes no Estado. Essas pancadas ajudam a refrescar, porém podem causar transtornos, já que vêm acompanhadas de raios e, pontualmente, rajadas de vento”, explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.


A partir desta terça-feira (30), a tendência é de mudança mais consistente no padrão do tempo. Os ventos passam a transportar ar mais úmido de países vizinhos para o Paraná, substituindo o ar seco que vinha do Sudeste do Brasil. Com isso, a chuva se torna mais frequente e o risco de temporais aumenta.

Entre terça e quarta-feira, o fluxo de ar quente e úmido em níveis mais altos da atmosfera deve intensificar a formação de nuvens carregadas. “No primeiro dia de 2026, a chuva tende a ocorrer com mais frequência, principalmente entre o Centro-Leste e o Litoral do Estado”, afirma Jacóbsen.

As temperaturas começam a cair gradualmente nos primeiros dias de janeiro. As máximas devem ficar abaixo dos 30 °C na maior parte do Paraná. Em Curitiba, os termômetros podem se aproximar dos 30 °C nesta segunda-feira, mas não devem passar de 28 °C na terça e ficam em torno de 26 °C entre os dias 2 e 3 de janeiro. No Litoral, Antonina ainda registra máximas próximas de 30 °C até quinta-feira (1º), mas o calor perde força na sexta e no sábado, com temperaturas em torno de 25 °C.