terça-feira, 4 de novembro de 2025

Temporal derrubou 95 postes de energia em Bom Sucesso, diz Copel


 












A Prefeitura de Bom Sucesso, no Vale do Ivai, anunciou que vai decretar estado de calamidade pública por conta dos prejuízos causados pelo temporal que atingiu a cidade entre sábado (1º) e domingo (2).

A cidade foi uma das mais atingidas da região pelo temporal. Segundo boletim da Defesa Civil, são mil pessoas afetadas, sendo que 72 estão desalojadas. Além disso, 50 casas foram destelhadas e o município registrou a queda de 95 postes de energia elétrica, segundo a Copel.

São 40 postes danificados na área urbana e 55 na zona rural. A Copel está com 17 equipes de construção de redes atuando no município. Cerca de 30% da cidade está sem energia ainda nesta segunda-feira (3), segundo a Copel. O município também sofre com a falta de água.

"A Prefeitura de Bom Sucesso - PR informa que, devido às fortes chuvas e ventos das últimas horas, o município enfrenta sérios danos, como destelhamentos, quedas de árvores e postes, além de alagamentos em vários bairros. Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil estão em ação prestando assistência às famílias afetadas, com fornecimento de lonas, abrigos e apoio social. Diante da gravidade da situação, será decretado Estado de Calamidade Pública, para agilizar o envio de recursos estaduais e federais. A população deve evitar áreas alagadas e seguir as orientações da Defesa Civil", informou a Prefeitura em comunicado.

A prefeita Rosana do Ná (Republicanos) afirma que as equipes do município estão trabalhando desde sábado para atender os afetados. "Estamos trabalhando para poder colocar a cidade em ordem de novo. Muita casa destelhada, muitas famílias que estão em situação de calamidade mesmo, mas a Copel está com várias equipes trabalhando na cidade para restabelecer a energia elétrica, para poder funcionar a bomba da Sanepar e, nós como prefeitura, estamos agindo com a equipe secretariada, todo mundo na rua, atendendo a população", disse.