Esses dados estão no novo relatório de obras, divulgado nesta quarta, 14, e o primeiro após o evento que marcou a metade da empreitada, que detalha avanços em novos marcos estruturais.
Em abril, teve continuidade a execução das estacas do trecho pré-moldado, que envolveu as atividades de cravação, escavação e concretagem, a fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas, execução das travessas do trecho pré-moldado, execução das aduelas de disparo dos apoios 4 e 5, bem como as lajes do trecho pré-moldado.
De maneira geral, é possível visualizar o avanço da estrutura de sustentação e da pista avançando sobre a baía nas proximidades de Guaratuba. Para a infraestrutura, seguem em andamento a concretagem de estacas no trecho estaiado (que receberá a estrutura metálica do desenho da ponte) e no trecho pré-moldado. Ao total, serão 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
Na chamada superestrutura, teve continuidade a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao acumulado de 81 estruturas fabricadas e 65 lançadas. Já no trecho pré-moldado, houve a continuidade do lançamento de placas pré-moldadas de concreto, também conhecidas como pré-lajes sobre as vigas longarinas, onde posteriormente acontecerá a consolidação da laje (pista para os veículos e ciclistas).
Segundo o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, já foram utilizadas 2,5 mil toneladas de aço e 17 mil metros cúbicos de concreto, além de 250 toneladas de gelo na concretagem.