quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Lula, Petro e Obrador devem conversar com Maduro hoje sobre crise na Venezuela


 











O chanceler colombiano Luis Gilberto Murillo disse que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Gustavo Petro, da Colômbia, e Andrés Manuel López Obrador, do México, devem conversar nesta quarta-feira (4) com Nicolás Maduro para encontrar “soluções” para a crise política venezuelana.

“O presidente Petro liderou uma convocação para que provavelmente amanhã possa ser realizada uma reunião entre os três presidentes com Nicolás Maduro para expressar-lhe suas posições, ter um diálogo dentro da confidencialidade diplomática para encontrar soluções e vão determinar suas posições”, expressou o ministro colombiano das Relações Exteriores.

Segundo Murillo, os presidentes do Brasil, do México e da Colômbia “não quiseram limitar a possibilidade de mediação, de facilitação, porque se requer que alguns países façam esse papel”, já que os acontecimentos na Venezuela repercutem em seu país e na região.

O chanceler colombiano ressaltou ainda que existe cuidado dos três governos para garantir a “soberania, a autonomia”, da Venezuela. “As soluções devem ser encontradas pelos venezuelanos”, complementou.

O Itamaraty ainda não confirma a reunião entre os presidentes.

CNN Brasil