sábado, 21 de setembro de 2024

Polícia Federal já prendeu 31 candidatos com mandados de prisão em aberto


 













A Polícia Federal (PF) informou que já prendeu 31 candidatos nas eleições municipais de 2024  Todos tinham mandado de prisão em aberto.

Pelo Código Eleitoral, a 15 dias das eleições municipais, a partir deste sábado (21/9), nenhum candidato poderá ser preso por mandados em aberto. A exceção é apenas para casos de flagrante delito.

Um levantamento do g1, divulgado na semana passada, mostrou que 61 candidatos possuem mandados de prisão em aberto. Entre os casos, há três por homicídio e dois por estupro de vulnerável.

A legislação não proíbe candidatos com mandados de prisão a concorrer a cargos eletivos. A Lei da Ficha Limpa estabelece apenas que pessoas condenadas na Justiça não acessem cargos na administração pública.

Metrópoles revelou, por exemplo, que Djalma Candido Vieira (DC-GO), candidato a vice-prefeito de Santa Rita do Novo Destino, no estado de Goiás, tinha mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável. Ele foi preso na segunda-feira (16/9).

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro. Onde for necessário, o segundo turno deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês.

Fonte: Metrópoles