segunda-feira, 13 de maio de 2024

Paraná envia mais donativos ao Rio Grande do Sul, que registra mais chuvas intensas


 














Com as chuvas intensas que voltaram a cair em diversos municípios do Rio Grande do Sul desde a noite de sábado, inclusive na capital, Porto Alegre, a Defesa Civil gaúcha emitiu novos alertas para que a população busque por áreas seguras.

Entre as regiões com “risco de inundação severa” estavam os vales do Taquari e do Caí, de acordo com os alertas mais recentes da Defesa Civil. “Quem mora em regiões próximas, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer”, orienta o órgão.

Na capital gaúcha, o Lago Guaíba voltou a apresentar elevação de nível ontem, com expectativa de superar marcas acima de 5 metros, 2 acima da cota de inundação, conforme a chegada da vazão pelos rios contribuintes e a atuação dos ventos. Com informações da Agência Brasil.

SOS RS — Em pouco mais de uma semana de arrecadações, a campanha SOS RS, do Governo do Paraná, já reuniu 3,3 mil toneladas de ajuda humanitária para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O volume total de donativos contabiliza alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza doados em todas as cidades paranaenses até a sexta-feira passada.

As entregas ocorrem de forma constante e saem a partir de centros de distribuição em Curitiba e de cidades do Interior. Elas estão recebendo escoltas especiais da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e guardas municipais. A campanha segue até o dia 22 de maio.

O Governo do Estado enviou também viaturas, embarcações e helicópteros para o Rio Grande do Sul.