terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

É importante não misturar farsa com esporte


 












No teatro, a farsa é um tipo de comédia que faz uso de caricaturas, geralmente em produções curtas, de um ato, com ênfase em situações ridículas.Um dos assuntos mais comentados do Brasil na última semana foi o suposto combate de boxe envolvendo o pugilista aposentado Acelino Popó Freitas e o influenciador Kleber de Paula Pedra, o Bambam.

Por tudo que envolveu a promoção do evento e sua conclusão rápida, com nocaute de Popó aos 36 segundos do primeiro assalto, fica evidente que foi montada uma farsa, no sentido teatral. Popó foi campeão mundial por quatro associações profissionais de boxe e em duas categorias diferentes. Bambam é uma dessas celebridades efêmeras que buscam a fama a qualquer custo.

É preciso explicar claramente a diferença entre um evento promocional e uma competição esportiva oficial. Ainda que seja promovido e organizado de forma profissional, esse tipo de confronto envolvendo um ex-atleta de alto rendimento e um desafiante amador propõe somente diversão embalada como coisa séria.

Deveria ficar claro para quem consome esse tipo de produto que o que se vê ao vivo ou em alguma tela é uma farsa.