Trinta e dois pacientes com dengue estão internados no Hospital da Providência, em Apucarana, no norte do Paraná. Entre as pessoas hospitalizadas positivadas para a doença estão três crianças. Outros três pacientes, entre eles duas crianças, estão com suspeita de dengue e aguardam confirmação dos exames.
A alta no número de internamentos por dengue se justifica pelo aumento de casos na cidade que enfrenta epidemia da doença. No último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Apucarana havia ultrapassado 5 mil casos confirmados da doença. O relatório trouxe também mais duas mortes confirmadas no município que investiga outros 13 óbitos suspeitos.
As duas novas mortes aconteceram eentre os dias 13 e 18 de janeiro. São dois homens, um de 22 anos e outro de 73 anos, ambos sem comorbidades. São oito óbitos em todo o Estado. Ainda de acordo com o informe epidemiológico, Apucarana conta com 5.023 casos confirmados da doença. O novo informe epidemiológico deve ser divulgado nesta quarta-feira (14).
CENTRAL DA DENGUE
A Central de Atendimento de Combate à Dengue, instalada no Ginásio Lagoão, está funcionando no Carnaval. O serviço emergencial estruturado pela prefeitura no hall de entrada da praça esportiva está à disposição dos apucaranenses também nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), de 8 horas às 22 horas. O atendimento regular na Central de Atendimento à Dengue é de segunda-feira a sexta-feira, fechando aos sábados e domingos.
Já as Unidades Básicas de Saúde, que estão fechadas durante o Carnaval, retomam o atendimento normal à população a partir das 12 horas de quarta-feira. O secretário municipal de saúde, Emídio Bachiega, informa que a Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, no Jardim América, que se tornou ponto de referência em casos de dengue na cidade, fica aberta todos os dias da semana, entre 8 horas e 22 horas. Outra opção é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).