quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Câmara convoca general Heleno para explicar interferência da Abin no caso Jair Renan


 











A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou a convocação, nesta quarta-feira (23), do general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para prestar esclarecimentos sobre interferência da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em investigação do caso Jair Renan, filho de Jair Bolsonaro (PL).

Heleno já havia sido convidado para dar explicações à comissão nesta terça-feira (22), mas não compareceu alegando "problemas de saúde." Desta vez, com a convocação, uma ausência seria considerada crime de responsabilidade.

Sobre o caso envolvendo Jair Renan, a Polícia Federal havia afirmado, em relatório, que uma ação da Abin, subordinada ao GSI, atrapalhou uma investigação envolvendo o filho mais novo de Bolsonaro. Ainda de acordo com o Globo, "um integrante da agência admitiu em depoimento que recebeu a missão de levantar informações de um episódio relacionado a Jair Renan, que estava sendo investigado pela PF", com objetivo de prevenir "riscos à imagem" do atual chefe do Executivo.


A informação é do jornal O Globo.