sábado, 14 de maio de 2022

Lunardelli aposta na volta dos devotos de Santa Rita
















O mês de maio é especial para Lunardelli. O mês das mães é também o mais movimentado para o comércio da cidade, que depende diretamente do turismo religioso. Em maio, a cidade celebra a festa em Louvor a Santa Rita de Cássia. O santuário dedicado à santa, que antes da pandemia costumava receber cerca de 60 mil fiéis no mês, foi esvaziado nos últimos dois anos por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Agora com a retomada, os comerciantes estão otimistas.


Segundo o prefeito Reinaldo Grola foram dois anos de estagnação no setor turístico por causa da pandemia, “mas desde o início do ano temos observado a cada dia um número expressivo de pessoas buscando retornar e visitar o Santuário que é um atrativo muito forte. A gente se preparou durante esses cinco anos de mandato, para termos uma cidade mais acolhedora para receber as pessoas, então hoje nós temos uma estrutura bem montada e o Santuário também tem feito seus investimentos para poder atender bem toda essa demanda que está retornando a nossa cidades”.

As festividades oficiais começaram no domingo, 1º de maio, com missa e benção ao trabalhador com o cantor Lucas Lima e a entronização da imagem de Jesus das Santas Chagas, doada pelo Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. No último domingo (8), as celebrações foram dedicadas ao Dia das Mães com a benção das mães.

Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lunardelli (ACIL), Hederson Marchi Ferreira, já nesses primeiros dois finais de semana do mês já foi possível ver o reflexo da movimentação nas vendas locais. “Já deu para as empresas sentirem o aumento de vendas. Os romeiros estão voltando e o dinheiro começa a circular em maior volume no nosso comércio. Os empresários estão confiantes e a retomada deve ser na geração de empregos também”, disse Ferreira.