terça-feira, 17 de maio de 2022

Onda forte de frio no Estado vai durar a semana toda, alerta a meteorologia

















A chegada de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas no Paraná desde a noite de segunda-feira (16), com expectativa de zero grau no extremo Sul do Estado entre o final da madrugada e início da manhã. De acordo a com previsão, o vento intenso dará a sensação de temperaturas ainda mais baixas do que aquelas registradas nos termômetros. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar ) alerta para a ocorrência de geada, mas sem condições favoráveis para a neve.

Nesta segunda-feira, em Curitiba, a temperatura mínima registrada foi de 11°C no início do dia, mas chegou a 9ºC no final da noite, segundo o Simepar, situação que se repetirá em todas as regiões paranaenses.

Nos próximos dias, no Paraná, os termômetros chegam a 3ºC em muitos pontos do Estado, com sensação térmica ainda mais baixa. “No Paraná, a tendência é de termos temperaturas mais baixas entre o Sul, Centro-Sul e o Leste do Estado, com temperaturas abaixo dos 5°C nos termômetros na divisa com Santa Catarina. Entre as cidades da região, como Guarapuava, Palmas e General Carneiro, fica próxima a zero grau, com a sensação de frio acentuada pelos ventos”, detalha o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.

O frio intenso deve durar a semana toda, com condições para geadas localizadas. As temperaturas mínimas variam entre 2 a 6 graus até o fim de semana, pelo menos. As máximas ficam abaixo dos 20ºC na maioria das regiões neste período.

A Fundação de Ação Social (FAS) vai realizar ações intensificadas para abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua até sexta-feira . O trabalho, que faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, será realizado das 18h a 1h, quando mais equipes estarão nas ruas para oferecer os serviços e garantir que todas as pessoas que estão desprotegidas nas ruas possam ser acolhidas nas unidades do município.

O objetivo é abrigar as pessoas antes da madrugada, quando as temperaturas costumam ser menores, o que pode provocar a hipotermia.

A ação intensificada será realizada nas dez regionais da cidade. Na Regional Matriz, que concentra 60% da população em situação de rua da cidade, o trabalho contará com a presença de técnicos do programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde.