sábado, 28 de maio de 2022

Raio-X: Real Madrid e Liverpool decidem a Champions League


 












Chegou o dia da grande decisão da Champions League e neste sábado, Liverpool e Real Madrid se enfrentam em Paris para decidir quem vai ser o novo campeão europeu. A bola vai rolar a partir das 16h de Brasília e o LANCE! preparou um raio-x de como as duas equipes podem jogar.

A expectativa é de um futebol de alto nível exibido com duas propostas de jogo diferentes: O Liverpool com o futebol "heavy metal", e o Real Madrid tentando golpear nos erros e espaços deixados pela marcação rival.

O Liverpool tem a dúvida sobre a presença de Thiago Alcântara entre os titulares, no que pode ser o único desfalque equipe. Já o Real Madrid, deve chegar com o time praticamente todo titular pra a decisão, sendo a única dúvida a presença de Alaba.

Em situações de ataque, os Reds costumam transformar o 4-3-3 em um 2-1-4-3, com os laterais Robertson e Arnold subindo e jogando quase como meias e Fabinho mais atrás a frente dos zagueiros, para ligar a transição ofensiva da zaga para o meio-campo.

Através deste esquema, o Liverpool também exerce sua famosa pressão com linhas altas no campo de ataque e através disso, pode encontrar os espaços para atacar o bloqueio madrilenho. Um exemplo disso, pode ser pelo lado direito. Caso perca a bola pela lateral, três jogadores saem para pressionar e criar uma vantagem numérica no espaço do campo. Ao recuperar a posse, os jogadores se aproximam mais e Mané corta para fora, para atacar nas costas do zagueiro.