terça-feira, 24 de maio de 2022

Diretor de instituto de pesquisa diz que sem Doria, chances de Lula no 1º turno crescem

















Com a desistência de João Doria (PSDB) na corrida presidencial, a tendência é que o maior beneficiário seja o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode ser eleito no primeiro turno. A análise é de Felipe Nunes, especialista em ciência política e diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria.

Segundo Nunes, há três perspectivas pelas quais é possível olhar para a desistência de Doria. A primeira é pela questão numérica, pela qual há poucas alterações no cenário eleitoral.

“Numericamente, não tem mudança significativa porque Doria sempre apareceu com pouco voto (3% a 5%), mas Ciro tem o maior potencial entre esses eleitores (54%), Lula tem potencial de 36% e Bolsonaro de 19%. Tebet é muito desconhecida”, explicou.

De forma simbólica, Nunes avalia que a chamada “terceira via” aumenta as chances de tem para se organizar e tentar viabilizar uma opção que não seja nem Lula nem Jair Bolsonaro (PL). “A coordenação das elites é fundamental para que os eleitores possam tomar decisões eleitorais. Até aqui, a tercerra via mais atrapalhou do que ajudou o eleitor”, avalia.

No âmbito político, Felipe Nunes indica que as chances de Lula de vencer no primeiro turno aumentam. Isso se dá em função do voto útil: o eleitor que votaria em João Doria rejeita mais Jair Bolsonaro, com 77%, que o ex-presidente Lula, que tem 62% de rejeição desse eleitor.