sábado, 13 de novembro de 2021

“Teto de gastos é apenas um símbolo”, diz Paulo Guedes














 Após o governo dar aval para a mudança na fórmula de cálculo do teto de gastos na PEC dos Precatórios, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nessa quinta-feira (11) que a regra fiscal é “apenas um símbolo”.

“O teto de gastos é apenas um símbolo, uma bandeira de austeridade. Não podemos ser dogmáticos a respeito dele. A prova é que se fôssemos respeitar o teto, teria sido uma tragédia econômica e sanitária mais agravada [em 2020]. O teto é um símbolo de um sistema político que ainda não conseguiu assumir a responsabilidade pelo orçamento”, afirmou o ministro em participação em evento promovido pelo banco Itaú.

O ministro também analisou a situação que levou ao imbróglio do orçamento destinado ao novo programa social do governo, o Auxílio Brasil.

“Estava tudo programado para um Bolsa Família de R$ 300, dentro do teto e a fonte seria o IR [a reforma do Imposto de Renda]. Mas bloquearam o IR e, sem a fonte, isso não permite a criação de um programa permanente. Então, fizemos reajustes”, afirmou Guedes.

Guedes também disse que está bastante esperançoso com a aprovação da PEC dos Precatórios após a votação na Câmara dos Deputados, e que o governo tem reservas para pagar os indivíduos com quem tem dívida.