sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Rejeição a Bolsonaro é tão alta que parece não ter mais volta..

 


As pesquisas de opinião divulgadas esta semana mostram que a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro alcançou um patamar tão alto que pode ter atingido um ponto de não retorno, o que inviabilizaria a reeleição. A pesquisa Exame/IDEIA divulgada nesta sexta (12) mostra que 52% dos eleitores consideram o governo Bolsonaro "ruim/péssimo" e 54% desaprovam o trabalho do presidente. Esses dados confirmam o que mostrou a pesquisa Genial/Quaest publicada na quarta (10): a avaliação negativa de Bolsonaro atingiu 56%, 11 pontos percentuais a mais que em agosto. Na pesquisa PoderData desta quinta (11), 57% avaliam o trabalho do presidente Bolsonaro como "ruim/péssimo". E na Vox Populi também divulgada na quinta, 69% dos eleitores disseram que reprovam o trabalho do ex-capitão..

Um levantamento feito pelo instituto de pesquisa de opinião de Moura sobre a relação entre o índice de aprovação e reeleição de governadores desde 1998 mostra que quando a avaliação positiva ficou abaixo de 20%, apenas 11% dos candidatos foram reeleitos.

Apesar de manter a significativa e consistente aprovação entre 19% e 25% nas duas pesquisas, pode não ser o suficiente para conquistar a reeleição. Um levantamento realizado pela Ipsos Public Affairs com base em 300 votações, concluiu que o candidato que detém o cargo vence a eleição quando aprovado por 40% do eleitorado. Se o apoio for de 30%, sua chance cai para 19% e desaba para 8% quando apenas 1/4 da população o avalia bem.

Para que seja reeleito, o desempenho de Bolsonaro no ano eleitoral teria de ser fenomenal. O presidente conta com o Auxílio Brasil para reconquistar parte dos eleitores. Mas o efeito que o auxílio emergencial teve em sua popularidade no ano passado não deve se repetir com o novo programa social. O Auxílio Brasil carrega muitas incertezas e não tem sustentabilidade para depois de 2022, quando terminam os recursos dos precatórios. Além disso, a alta de preços de alimentos faz com que o poder de compra do novo auxílio seja menor. "Outro fator é o trauma da interrupção do auxílio emergencial. Isso anestesia o entusiasmo", diz Moura.