terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PAÍSES VIZINHOS RECOMENDAM VACINA CONTRA FEBRE AMARELA PARA QUEM VIER AO BRASIL



Por causa do surto de febre amarela que atinge Minas Gerais, autoridades sanitárias da Argentina, do Uruguai e do Paraguai emitiram comunicados com recomendações para que pessoas que pretendem viajar para o Brasil evitem se infectar com a doença.
Os comunicados têm como foco orientar sobre a necessidade de vacinação e apresentar as áreas de risco de infecção no Brasil. O maior alerta foi dado no Paraguai, onde as autoridades sanitárias recomendaram que crianças e adolescentes sejam vacinados, pois são considerados, segundo o comunicado, o grupo mais vulnerável.
O país constatou que a vacinação da população não é realizada desde 2008, quando houve uma epidemia e 28 casos da doença foram registrados.
O Ministério da Saúde do Uruguai, por meio do diretor-geral de Saúde, tranquilizou a população informando que o mosquito transmissor da enfermidade não está presente no país.
Na Argentina, o comunicado destacou que as pessoas que viajam para regiões litorâneas do Brasil não precisam se preocupar. Para quem vai visitar outros locais, a recomendação é passar por uma avaliação médica para verificar a necessidade de vacinação. Um número de telefone para tirar dúvidas também foi colocado à disposição da população. (AE)