

Curitiba - O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) concedeu ontem uma liminar em favor do Governo do Estado que determina o retorno imediato das aulas na rede estadual de ensino. A decisão foi do desembargador Luiz Mateus de Lima e, caso seja descumprida, multa diária de R$ 20 mil será aplicada ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato). Os grevistas também não podem impedir o acesso às escolas dos servidores que queiram trabalhar. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, será utilizada até força policial, caso seja necessário.
Segundo Sciarra, há condições de dar início às aulas. No entanto, ele admitiu que haverá dificuldades em algumas escolas. "Não está tudo em ordem por causa da greve", disse.
Sciarra destacou que o calendário escolar já está prejudicado e que será necessário avançar nas férias de julho e talvez nas de final de ano, em dezembro, para poder cumprir os 200 dias letivos. Ele lembrou ainda que a negociação com os professores foi concluída no dia 25 de fevereiro.
"A pauta reivindicatória já tinha se esgotado e atendemos todos os pontos. Estranhamos que a assembleia (da categoria) foi marcada (para) só uma semana depois. Sempre estivemos abertos às negociações e avançamos. A greve passou a ser um movimento político", declarou. Segundo ele, o governo vai cumprir tudo que combinou. "Todas as questões financeiras, administrativas e da operação escolar estão atendidas", completou.
A decisão será avaliada na manhã de hoje.
No entanto, o presidente da APP adiantou que o fim da greve depende da realização de uma nova assembleia com os professores.
Fonte: folhaweb.
Observação do blogdomano.com.
O governo Beto Richa gerou uma imagem negativa perante os educadores e um clima de desconfiança. Um dos principais entraves, porém, são os pagamentos de promoções e progressões de carreira que estão atrasados. Enquanto os trabalhadores exigem pagamento imediato, o governo quer postergar. ( Da pra confiar ) ?
Educadores e demais profissionais da educação Tamo Junto, contem sempre com nosso blog.