O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) durante cerimônia na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
O incremento de 49,1 milhões de toneladas na produção atual coloca o Brasil em posição ainda mais estratégica no cenário mundial do agronegócio. Segundo dados da Conab, as culturas de milho, soja, arroz e algodão foram responsáveis por aproximadamente 47 milhões de toneladas desse crescimento, evidenciando a diversificação e força do setor.
“Como disse o presidente Lula, 2025 começa o ano da colheita. E que boa redundância é essa: falar em colheita farta”, destacou o ministro Carlos Fávaro durante o evento, ressaltando que os resultados são fruto de planejamento estratégico e políticas públicas eficazes.
Além dos grãos, a produção agropecuária brasileira total em 2024/2025 superou a marca de 1,2 bilhão de toneladas. Incluindo aproximadamente 650 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 70 milhões de toneladas de proteínas animais, 70 milhões de toneladas de frutas, além de celulose e outros produtos agrícolas.
“Não se trata apenas dos 350 milhões de toneladas de grãos. Tudo isso sai do campo, abastece a mesa dos brasileiros. E também chega às mesas de consumidores em todo o mundo”, enfatizou Fávaro, destacando a importância do setor para a segurança alimentar nacional e internacional.