sábado, 28 de junho de 2025

Produtores rurais contabilizam prejuízos com geadas na região


 











Depois da passagem da massa de ar polar, os produtores rurais da região começam a contabilizar prejuízos. Como era previsto, pastagens e hortaliças foram mais afetados pelas geadas. Também há perdas em café – para próxima safra – e prejuízos nas culturas de milho.

O produtor rural de Ivaiporã, Diego Bertocini, que cultiva hortaliças e cria gado leiteiro em pequena escala na localidade de Severiano, perdeu boa parte da colheita. “Perdi boa parte das alfaces, que são mais sensíveis, e os ponteiros dos tomates, mesmo os que estavam na estufa foram prejudicados. 

A última colheita do tomate, que geralmente garante nosso lucro, foi comprometida. Este ano, provavelmente só vamos cobrir os custos”, comenta. Ele acrescenta que o almeirão também não resistiu: “Parece que cozinhou. As folhas vão murchando a cada dia e não se recuperam, mesmo com chuva”, disse.

Como as pastagens foram cobertas de gelo, Diego já pensa em alternativas para alimentar os animais. “Vamos usar cana e milho até o capim voltar. A recuperação vai demorar”. Ele acredita que os efeitos da geada chegarão ao consumidor: “O produto será menor, de qualidade inferior e custará mais caro. Infelizmente, não tem outro caminho”, afirma.