quarta-feira, 8 de maio de 2024

Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta quarta-feira


 












Termina nesta quarta-feira (08) o prazo para requerer diversos serviços eleitorais, como cadastramento de dados biométricos, emissão de primeira via do título de eleitor, alteração e regularização cadastral. A partir de quinta (09), o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação das Eleições 2024.

Segundo dados do Cartório Eleitoral, Apucarana tem, atualmente, 95.243 eleitores aptos para votar. O Fórum Eleitoral da cidade vai funcionar das 9h às 17h nesta quarta. Além de Apucarana, o órgão atende os eleitores de Cambira e Novo Itacolomi.

Os eleitores devem apresentar os seguintes documentos para regularizar a situação: RG, CPF e comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho). Para o primeiro alistamento, não é permitida Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Somente de janeiro a abril deste ano, foram registrados 5,9 milhões de requerimentos de alistamento eleitoral no Brasil, dos quais mais de 2 milhões se referem a solicitações de novos títulos e 1,9 milhão trata de pedidos de transferência de domicílio eleitoral.

Manter o título regularizado é também pré-requisito para outras ações, como obter passaporte ou documento de identidade, receber remuneração de função ou emprego público, participar de concorrência pública e se inscrever em concurso público, entre outras.

Além disso, não é possível votar enquanto estiver com a inscrição eleitoral (título) cancelada ou suspensa. Assim, para participar das Eleições 2024, é preciso estar com o título regular. É possível verificar a situação eleitoral pela internet.