sábado, 4 de fevereiro de 2023

Lula defende que regulação de redes sociais seja discutida no G20














 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (2.fev.2023) que a regulamentação das redes sociais seja feita por meio de um debate global e indicou que o fórum de discussão sobre o tema deveria ser o G20.

Ele pretende conversar sobre a questão com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 10 de fevereiro, quando visitará Washington.

“Até porque eu acho que a única forma de ter regulação é com diálogo. Não dá para fazer a regulação apenas em um país. Portanto, é preciso que seja um assunto a ser discutido no G20”, disse. O presidente deu a declaração em entrevista à RedeTV, que foi exibida às 23h15 desta quinta-feira. O trecho que trata do tema foi veiculado na RedeTV News.

A regulamentação da internet é um tema defendido por Lula desde a campanha eleitoral. Em dezembro, quando foi diplomado como presidente, ele voltou a falar sobre o assunto e culpou as plataformas digitais pela disseminação de “ameaças à democracia”.

“A democracia enfrenta um imenso desafio ao redor do planeta. Talvez maior do que no período da 2ª Guerra Mundial. Inimigos da democracia usam e abusam dos mecanismos de manipulações e mentiras, disponibilizados por plataformas digitais que atuam de maneira gananciosa e absolutamente irresponsável. A máquina de ataques à democracia não tem pátria nem fronteiras”, disse à época.

Lula se reunirá com Biden em 10 de fevereiro em Washington. Será recebido pelo norte-americano na Casa Branca. Também deve se reunir com deputados democratas no mesmo dia e dar entrevistas a jornais dos Estados Unidos.

Poder360