sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Abin nega envolvimento em suposto plano golpista revelado por Marcos do Val


 











A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) negou, nesta quinta-feira (2/2), qualquer envolvimento com o suposto plano golpista revelado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Em nota, a Abin informou que “não está absolutamente envolvida em qualquer iniciativa relacionada à possibilidade de gravação de conversas de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).”

Marcos do Val afirmou que participou de reunião com o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e o ex-presidente Jair Bolsonaro, na qual teria sido planejada uma conspiração para cometer um golpe de Estado.

Marcos do Val alegou que foi convocado por Silveira para gravar uma conversa com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e registrar alguma fala que indicasse que ele teria beneficiado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2022.

Neste suposto plano, o papel da Abin seria o de fornecer os equipamentos de espionagem necessários para fazer a gravação da conversa entre Moraes e o senador Marcos do Val.

Leia a íntegra da nota:

“Como já negado pelo próprio senador Marcos do Val em entrevista à imprensa, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) não está absolutamente envolvida em qualquer iniciativa relacionada à possibilidade de gravação de conversas de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ABIN reafirma seu compromisso com a democracia e o Estado Democrático de Direito e sua direção e corpo de servidores jamais coadunariam com esse tipo de ação.”