terça-feira, 6 de dezembro de 2022

PTB e Patriota criam o Mais Brasil 25 e voltam a ter direito ao fundo eleitoral

 


O PTB se fundiu com o Patriota e criou o Mais Brasil 25 em uma convenção partidária realizada nesta quarta-feira (26). Com a fusão, a legenda passa a cumprir a cláusula de barreira e volta a ter direito a receber o fundo eleitoral. O novo partido ainda não nomeou um presidente.

No Distrito Federal, a expectativa é que o presidente do Patriota, Fábio Simão, assuma a liderança do Mais Brasil 25. Segundo membros locais do PTB, Simão não enfrentaria resistência da executiva do partido

O PTB ganhou visibilidade nos últimos dias por causa dos ataques armados do ex-deputado federal e ex-presidente do partido, Roberto Jefferson, à Polícia Federal.

O ex-parlamentar estava em prisão domiciliar por fazer ameaças contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Jefferson perdeu o direito ao benefício justamente por direcionar ofensas à ministra do STF Carmen Lúcia, nas redes sociais.

Roberto Jefferson é acusado de resistir à prisão e de quatro tentativas de homicídio por disparar e jogar granadas contra policiais federais que foram até a sua residência cumprir o mandado de prisão. Ele deixou a liderança do PTB em outubro de 2021, após ser preso.

Nos bastidores da articulação para a fusão entre PTB e Patriota estaria a condição de que o ex-deputado não ocupasse nenhum cargo da Executiva do Mais Brasil 25.