sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Golpista diz para vítima não viajar após receber por falsa locação na praia: ‘Nosso trampo’

 

Reprodução 



“Bom dia Sérgio, estou entrando em ctt para pedir que não vá ao local, pois nada do que conversamos existe, tudo não passou de golpe, infelizmente é nosso trampo, estou avisando para que não de viagem perdida… Deus abençoe vocês”.

Um morador de Campinas (SP) passou por uma situação inusitada ao tentar locar um imóvel na praia para curtir com a família. Depois de pagar R$ 2,8 mil, recebeu um aviso do estelionatário que aquilo se tratava de um golpe, e o criminoso o alertava para não pegar o carro pois seria “uma viagem perdida”. Para terminar, o golpista escreve: “Infelizmente é nosso trampo (…) Deus abençoe vocês”.

O agricultor Sérgio Donofre conta que fez diversas checagens para garantir que o anúncio que viu na internet se tratava de algo real. Conferiu o endereço informado, até buscou via sistema de imagens de satélite pela residência prometida. “Tinha tudo certinho. Não tinha como duvidar”, conta.

As negociações foram realizadas por meio de troca de mensagens por aplicativo. E foi por meio do aplicativo que o estelionatário “abriu o jogo”.

Foi uma frustração muito grande, ia a família toda, 15 pessoas, e estavam todos animados porque era dois dias antes da viagem. Minha irmã veio dos Estados Unidos e iria também”, relata.

Sérgio resolveu tornar público o golpe que sofreu com anúncio de locação da Casa Tortuga, que seria uma residência com piscina de frente para a praia da Enseada, no Guarujá (SP), para tentar preservar novas vítimas.

“Ele continua respondendo, continua vendendo a propriedade pra alugar. Seria importante chegar até ele ou alertar as pessoas”, completa.

Saiba como evitar

Especialista em direito do consumidor, o advogado Maurício Nakashima explica que os sites onde os golpistas agem podem ser responsabilizados. Segundo o profissional, é preciso fica atento a alguns detalhes na hora de acertar a contratação do imóvel para temporada.

Dicas para evitar golpe

-Peça para a pessoa que está ofertando o imóvel faça uma videochamada para provar que tem acesso à residência;

-Verifique se a conta bancária está no mesmo nome da pessoa/locador;

-Não pague toda a locação de forma antecipada; a sugestão é dar um sinal e concluir o pagamento ao pegar as chaves.

-Esses casos são classificados como crime de estelionato, e a vítima deve procurar a Polícia Civil para registrar a ocorrência. Em alguns casos, as pessoas lesadas podem recorrer à Justiça para tentar reaver o dinheiro perdido.

G1