sexta-feira, 4 de novembro de 2022

A Copel é nossa! Não deixe Ratinho Junior vender!


 












O governador Ratinho Junior pediu para acelerar os estudos para privatizar a Companhia Paranaense de Energia, a Copel, porque sabe que no governo Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de janeiro de 2023, a liquidação do patrimônio público será mais difícil.

O Palácio Iguaçu disseminou que pretende ainda este ano a privatização da estratégica companhia energética e da empresa de saneamento de água e esgoto, a Sanepar. As duas empresas são superavitárias, dão lucro, e são fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado – além de proporcionar negócios aos empreendimentos e conforto às famílias.

A Copel teve lucro de R$ 5 bilhões no ano de 2021, no entanto, o governo do Paraná distribuiu esse dividendo para sócios minoritários. Esse dinheiro poderia ter sido empregado para aparelhar melhor a educação e os serviços públicos.

Em 2024, termina a concessão federal para da Copel operar. Uma das possibilidades seria o governo Lula encampanhar a companhia para evitar sua privatização.

Na última segunda-feira, 31 de outubro, Ratinho Junior enviou um ofício à Copel comunicando que “foi solicitado informações técnicas a fim de subsidiar modelo para potencial operação no mercado de capitais em que se otimize o investimento do Estado do Paraná na Copel, preservando participação societária relevante do Estado na Companhia.”

Note que participação societária “relevante” é diferente de participação “majoritária”, tal qual é hoje a do Governo do Paraná.