quinta-feira, 7 de abril de 2022

Brasileiros desaparecem rumo ao alistamento na Ucrânia
















Dois brasileiros que pretendiam se alistar às tropas ucranianas para lutar na guerra contra a Rússia desapareceram. O ex-militar da Marinha Vinicius de Andrade, de 26 anos, e um amigo - ainda não identificado - estão há cinco dias sem contactar familiares e amigos. A última mensagem enviada à família de Vinicius foi feita na sexta-feira, 1º, segundo o Uol.

Ao Terra, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou o "possível desaparecimento de nacionais na Polônia". O órgão ainda afirma que as suas identidades serão preservadas para garantir o "direito à privacidade" e destaca que está "à disposição para prestar toda a assistência consular cabível aos familiares, observados os tratados internacionais vigentes e a legislação local".

Por mensagem, o ex-militar chegou a enviar a sua localização na região central de Varsóvia, na Polônia, e revelou os próximos passos da jornada aos amigos. O objetivo da dupla era seguir para Lviv, na Ucrânia, onde voluntários são recrutados pela Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia.

No sábado, 2, as mensagens enviadas a Vinicius foram respondidas por outra pessoa com um atraso de mais de 12 horas, preocupando os amigos e familiares. Em seguida, os perfis mantidos em nome de Vinicius de Andrade no Instagram e no Facebook foram excluídos das redes sociais.