segunda-feira, 25 de abril de 2022

Reeleito, Macron promete unir França e diz que novo mandato não será de continuidade













Emmanuel Macron venceu a eleição presidencial da França nesse domingo (24), defendendo um desafio histórico da candidata de extrema-direita Marine Le Pen durante o segundo turno.

Macron obteve 58,55% dos votos, tornando-se o primeiro líder francês a ser reeleito em 20 anos. Ele e Le Pen avançaram para o segundo turno depois de terminarem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, entre 12 candidatos que concorreram no primeiro turno em 10 de abril.

Em seu discurso de vitória, Macron prometeu ser o “presidente de cada um de vocês”. Ele, então, agradeceu a seus apoiadores e reconheceu que muitos, como em 2017, votaram nele simplesmente para bloquear a extrema-direita.

Macron disse que seu segundo mandato não seria uma continuação do primeiro, comprometendo-se a resolver todos os problemas atuais da França.

Ele também se dirigiu àqueles que apoiaram Le Pen diretamente, dizendo que ele, como presidente, deve encontrar uma resposta para “a raiva e as divergências” que os levaram a votar na extrema-direita. “Será minha responsabilidade e de quem me cerca”, disse Macron.

CNN Brasil