domingo, 3 de janeiro de 2021

Alternância de vacinas não é regra, mas pode ser uma saída, diz infectologista

 


Em entrevista à CNN, o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Renato Kfouri afirmou que a possibilidade da alternância de doses de vacinas contra a Covid-19 não deve ser a primeira opção na aplicação de imunizantes. No entanto, o infectologista reforçou que podem haver exceções em situações de emergência.

“Em um momento como esse, de pandemia, não vacinar pode significar um risco maior do que a aplicação de doses de diferentes produtores. Não é para ser a regra, mas pode ser uma saída nesse caso”, disse Kfouri.

“Dois fatores são importantes no estudo da alternância de imunizantes: a segurança e se isso se traduz em uma prevenção melhor”, acrescentou.

Reino Unido

A chefe de imunizações do departamento de Saúde Pública da Inglaterra, doutora Mary Ramsay, disse neste sábado que a mistura de diferentes vacinas não é recomendada. A declaração foi dada depois que a orientação do governo foi atualizada nesta semana para dizer que o intercâmbio das vacinas Covid-19 era uma opção “razoável”.

“Não recomendamos misturar as vacinas de Covid-19. Se a sua primeira dose foi da vacina da Pfizer, você não deve receber a vacina AstraZeneca como segunda dose, e vice-versa”, disse Ramsay.

“Pode haver ocasiões extremamente raras em que a mesma vacina não está disponível, ou quando não se sabe qual vacina o paciente recebeu. Todo esforço deve ser feito para dar a mesma vacina, mas quando isso não for possível, é melhor dar uma segunda dose de outra vacina do que nenhuma”, acrescentou.

A orientação de quinta-feira (31) afirmava que, se a mesma vacina não estiver disponível, ou se o primeiro produto recebido for desconhecido, “é razoável oferecer uma dose do produto disponível localmente para completar o cronograma”.

“É preferível fazer assim se o indivíduo provavelmente estiver em alto risco imediato ou se for considerado improvável que compareça novamente”, acrescentou.

(Publicado por Paulo Toledo Piza).

CNN BRASI