
Um dos quartos da casa é exclusivo para a coleção de bonecas de Maria José do Nascimento. A senhora de 77 anos, que mora em Cascavel, no oeste do Paraná, tem em casa mais de 400 bonecas. São tantas e tão variadas, que algumas foram emprestadas para a exposição “Brinquedos que marcaram época” que pode ser visitada no Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, até o dia 30 de outubro.
Maria guarda as bonecas desde que ganhou a primeira na infância, mas não lembra mais qual foi. “Eu gosto de boneca desde pequena, a primeira ganhei da minha mãe. Ela era costureira e quando fazia um vestido para mim ou para qualquer outra pessoa, eu olhava e fazia um igualzinho para a minha boneca”, conta a aposentada.
As bonecas são, na maioria, presente de amigos ou costuradas por ela. “Eu faço para mim, para vender por encomenda e também para dar de presente para alguma criança que eu gosto”, diz. Outras foram encontradas no lixo. “Acho boneca na rua e trago, se tiver quebrada eu conserto. Esses dias eu vinha caminhando com a minha netinha e ela disse: ‘Olha vó uma bonequinha no chão’. Estava jogada perto do mato, suja e quebrada. Lavei para casa e lavei, estava tão suja que achei que era morena, mas era branquinha, ficou nova depois de limpa”, lembra.