quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Naufrágio deixa turistas da região de Londrina desaparecidos no Pantanal



Um grupo de turistas de Alvorada do Sul, na Região Metropolitana de Londrina, está desaparecido desde a tarde desta quarta-feira (24) no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O barco-hotel em que eles viajavam naufragou por volta das 17h15, no Rio Paraguai, próximo a Porto Murtinho. 

A Marinha do Brasil foi informada pela Armada Paraguaia que 27 pessoas estavam a bordo da embarcação, sendo 16 turistas e 11 tripulantes. As buscas foram iniciadas ainda ontem e até às 20h 13 pessoas (oito tripulantes e cinco turistas) haviam sido resgatadas com vida. Um corpo foi encontrado. 

Em entrevista ao Portal Bonde, o capitão-tenente Alexandre Brandão, da Agência Fluvial de Porto Murtinho, disse que o resgate dos 13 desaparecidos (dez turistas e três tripulantes) foi retomado às 5h20 desta quinta-feira (25). Brandão contou que o "El Sonho del Pantanal" partiu do lado paraguaio do rio e fazia passeios de pesca com os turistas. 

O naufrágio, conforme o capitão-tenente, aconteceu durante um temporal que atingiu a cidade de Porto Murtinho entre 16h30 e 17h15. Ventos de até 93 km/h provocaram destruição no município. 

"Os sobreviventes relataram que começou a chover muito forte e o barco sofreu muito com as rajadas de vento antes de naufragar. Eles explicaram que foi um momento muito crítico. Alguns conseguiram pular da embarcação para barcos menores e alcançar a margem. Outros foram resgatados por barcos passavam pelo local no instante. 

Alexandre Brandão destacou que a profundidade média do Rio Paraguai na região onde aconteceu o naufrágio é de 20 metros. Mergulhadores trabalham para localizar tanto a embarcação quanto os turistas e tripulantes desaparecidos. 

Um gabinete conjunto foi formado para acompanhar as buscas. O resgate envolve Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Armada Paraguaia. 

Lista dos turistas sobreviventes divulgada pelo Corpo de Bombeiros: 

- Francisco Carlos Paulineli (Alvorada do Sul) 
- José Ribeiro da Silva Filho (Alvorada do Sul) 
- Kesley Roger Souza (Londrina) 
- Marcio Ferreira Garmeira (Alvorada do Sul) 
- Valdecir Segundo Frenandes Freitas (Alvorada do Sul)
bonde.com.br