segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Assador de carnes ensina truques para preparar costela no fogo de chão


 Ageu de Castro, de União da Vitória na região sul do Paraná, ensina alguns truques para fazer uma suculenta costela no fogo de chão. Segundo Ageu, o corte mais utilizado é a costela de ripa porque ela tem ossos grandes e maior quantidade de carne.
O assador também explica que é preciso limpar corretamente o pedaço de carne para que ele absorva a quantidade exata de sal. “Tem que tirar todas as peles, impurezas, alguns ossos e nervos que podem atrapalhar até o gosto da carne. Também tem que retirar uma membrana que tem ao longo da costela que impede de penetrar o sal”, conta.

Confira a receita.
Ingredientes:
- 1 peça de costela 
- 1 kg de sal grosso
- água a gosto
Modo de fazer:
Depois de limpar a costela é preciso temperá-la com sal e água. Primeiro molhe a carne com água para permitir que ela absorva o sal. Depois, polvilhe o sal por toda a peça. É importante não esfregar nem apertar o sal na carne.
Para assar a peça, os espetos são fincados no chão e o calor da brasa é que assa a carne. O carvão é aceso dos dois lados para que a costela asse inteiramente. A carne deve assar por sete horas. A costela vai estar pronta quando estiver com uma cor dourada e gordura escorrendo.
Em Rosário do Ivaí os assadores Cidão da Prefeitura, Rodrigo Dolly,Tigrão do Vale, Paulo Sergio e suas equipes, guardam suas receitas a sete chaves sobre o preparo de uma deliciosa costela.