sábado, 20 de setembro de 2014

Funcionário cria esculturas gigantes para crianças em creche no Paraná

Dinossauro de mais de dois metros foi transformado em escorregador para as crianças (Foto: Divulgação/CMEI Coração de Maria)Antônio Vitorino, o Polaco, ao lado de uma de suas obras em Quarto Centenário (Foto: Divulgação/CMEI Coração de Maria)

Um funcionário de serviços gerais de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Quarto Centenário, no noroeste do Paraná, resolveu soltar a imaginação e criar esculturas gigantes que se transformaram em brinquedos para as crianças. Entre os trabalhos estão um dinossauro com mais de dois metros de altura, que serve de escorregador, e um jacaré com quase três metros de comprimento, pelo qual as crianças entram por um lado e saem por outro. Além disso, pneus foram utilizados para formar elefantes. Todos foram instalados no parquinho da creche e animam a brincadeira das crianças no intervalo.
Para dar forma aos brinquedos, Antônio Vitorino, conhecido como Polaco, utiliza cimento, areia, ferro e manilha. Após montar toda a estrutura, ele faz a pintura dos brinquedos e pronto: se torna uma atração para as quase 200 crianças que estudam na CMEI Coração de Maria. “Primeiro eu vou imaginando como posso dar corpo ao animal ou desenho que pensei. Aí, pouco a pouco, vai ganhando forma, e vou fazendo os ajustes necessários”, explica.
Polaco conta que a ideia de fazer os brinquedos surgiu em 2009. “A diretora me procurou e perguntou se tinha como criar alguma coisa diferente para as crianças. Aí fomos aproveitando alguns materiais e criando. Quando vi, estava com o primeiro pronto, e depois, surgiram os outros”, diz.
Agora, ele se prepara para fazer mais duas esculturas até o fim do ano. “Quero fazer o Shrek e a Fiona. A ideia é criar algum tipo de escorregador, algo nesses estilo”, conta.  Para realizar o serviço, Polaco não cobra nada. “O material é cedido pela prefeitura ou ganhamos de algumas pessoas. Tudo é feito para que as crianças se divirtam. Isso faz valer a pena”, afirma.
Para a diretora da CMEI, Fátima Bido, os brinquedos trouxeram alegria para as crianças. “Elas se divertem e ficam fascinadas com as esculturas. Desperta também a imaginação delas. É tudo muito bem feito e vem somar muito no trabalho realizado aqui”, diz.
g1parana