quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Ciclone se afasta e Paraná entra na rota de tempestades.


 













O ciclone extratropical que casou estragos e afasta para o oceano, mas ainda causa transtornos nesta quinta, 11. E o Paraná tem alerta para tempestades com ventos de até 100 km/h, após a trégua de um um dia ensolarado. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Até as 10 horas, nove voos tinham sido cancelados no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Em Curitiba 84 quedas de árvores mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Curitiba. E, segundo a Copel, 53 mil casas estavam sem luz até as 8 horas desta manhã

Segundo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os ventos perdem intensidade em todo o Paraná, mas continua com rajadas ao redor dos 50 km/h nos Campos Gerais, Centro-Sul, RMC e litoral.

O sol aparece e predomina em todas as regiões, por isso esquenta à tarde. No período da noite, a formação de uma área de baixa pressão no Paraguai favorece a formação de áreas de instabilidade na faixa Oeste paranaense.

Para quem ser pergunta quando o tempo melhoras, os institutos de meteorologia não têm bons prognósticos. O Paraná está com alerta laranja para tempestades até o final a noite desta sexta, 12, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

O alerta prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) para toda a parte Oeste do Paraná, Norte, Centro-Sul, Sul e Sudoeste. Há potencial para a queda de granizo com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.