O último sábado de inverno foi de recordes de calor no Paraná. A previsão do tempo, no entanto, é de mudança brusca.
As temperaturas máximas registradas superaram os 30 °C em praticamente todo o estado, com exceções pontuais observadas em estações como Guaratuba e Palmas, onde os termômetros não ultrapassaram os 28 °C. Pelo menos em quatro cidades, foram registrados recordes de calor: Campo Mourão (35 graus), Loanda (38,1 graus), Maringá (36,1) e Ubiratã (35,9 graus). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba registrou 29 graus neste sábado.
No domingo (21), segundo o Simepar, haverá o avanço de uma frente fria bem organizada pelo Paraná. Nestas condições o risco de tempestades é bem elevado em todas as regiões. Além de chuva, raios e ventos fortes, há possibilidade também para ocorrência de granizo. Precipitações mais expressivas ocorrem inicialmente entre o Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, mas se espalham para os demais setores ao longo do dia.
Em Curitiba, a previsão é de sol e calor neste domingo (21) ainda, com máxima de 28 graus e mínima de 17 graus. Mas uma frente fria derruba as temperaturas já na segunda (22), quando também começa a Primavera, com chuva e temperaturas entre 13 e 21 graus. Na terça (23), o sol aparece na capital paranaense, mas a máxima não passa de 20 graus. Esfria mais ainda na quarta (24) e quinta (25), quando as máximas previstas pelo Simepar são de 13 e 14 graus e as mínimas de 8 e 9 graus.
