A chuva de granizo durou poucos minutos mas atingiu vários bairros da cidade e do interior por volta das 9 horas da manhã, deixando tudo coberto por uma espessa camada de gelo. A tempestade atingiu com mais força a região Sul da cidade, com telhados danificados no Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Núcleo Habitacional Padre Piva, Centro, Jardim Bela Vista e Vila Rio Branco. Na área rural, as localidades mais atingidas foram as do Passo dos Bois e Tronco.
Uma força-tarefa integra equipes da Prefeitura, Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros e Exército no atendimento das famílias que procuram auxílio. A orientação é para que pessoas em situação de emergência liguem para o 193 (Bombeiros) e moradores que precisam de apoio com telhas, madeira, abrigo temporário e benefícios da Assistência Social liguem para o 153 – a Guarda Municipal está ajudando na triagem dos casos. A Copel informou que 812 residências, a maioria na área rural de Castro, estão sem luz. As equipes estão a campo para normalizar o fornecimento de energia na região dos Campos Gerais.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil e secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Edmir Kirchof, a equipe está trabalhando no levantamento dos dados oficiais para entrar com a documentação que pode assegurar ao Município o decreto de situação de emergência junto à Defesa Civil estadual. “É importante que as pessoas aguardem parar de chover para fazer reparos em suas casas, principalmente nos telhados, para evitar acidentes”, orienta. Ele ressalta que o Ginásio de Esportes Wilson Schoembaecler, no Núcleo Habitacional Padre Piva, já está preparado para oferecer abrigo temporário.
O prefeito Reinaldo Cardoso, a equipe da Defesa Civil, funcionários de todas as secretarias municipais estão visitando pontos onde foram registrados estragos e alagamentos. “Reunimos todas as nossas equipes, estamos entregando lonas, materiais que precisam. Felizmente sem danos pessoais, mas com muitos danos materiais. Agora precisamos que todas as pessoas que possam, venham ajudar. Vamos fazer esse levantamento primeiro de tudo o que ocorreu e procurar fazer as reconstruções necessárias. Já recebemos aqui ligações do Governo do Estado e de prefeitos da região dos Campos Gerais oferecendo auxílio e vamos contar com todos”, afirma Doutor Reinaldo.