quinta-feira, 31 de julho de 2025

Adolescente fica cerca de 10 minutos com o coração parado e 'renasce' sem nenhuma sequela, no PR: 'Fui um milagre'

 


Cerca de 10 minutos. Esse foi o tempo que o jovem Enzo Henrique Barbosa de Souza, de 16 anos, ficou com o coração parado. O adolescente teve um mal súbito enquanto estava com familiares e amigos em uma arena de esportes em Paranavaí, no noroeste do Paraná. Apesar do susto, ele não ficou com nenhuma sequela.

O momento foi registrado por uma câmera de segurança. Enzo aparece sentado numa cadeira e em segundos a cabeça dele cai para trás e o coração para de bater. As pessoas ao redor levaram alguns minutos para perceber o que havia acontecido.

A primeira ambulância foi acionada para socorrer Enzo às 18h18 do dia 7 de maio deste ano. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou quatro minutos depois e, logo em seguida, o reforço de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel também apareceu.

"A gente recebeu um acionamento de uma parada cardíaca. Isso é uma corrida contra o tempo, porque cada minuto conta pra gente trazer esse coração de volta. Quanto mais rápido ele volta a bater, menos sequelas a pessoa terá. Foi feito intubação no paciente, medicações, e cerca de 10 minutos depois, a gente conseguiu fazer o coração dele voltar a bater", explicou a médica socorrista Amanda Dal Col.

Durante a massagem cardíaca em Enzo, familiares e amigos que estavam na arena de esportes se ajoelharam e rezaram. Do mal súbito até a saída para o hospital mais próximo foram 26 minutos.

Foram 13 dias no hospital, sendo nove deles na UTI. O cardiologista João Henrique Clasen contou que a principal preocupação da equipe médica era de que Enzo ficasse com sequelas neurológicas. Contudo, o caso do adolescente surpreendeu a todos no hospital, depois que, com a retirada dos sedativos, ele acordou e estava bem.

Mesmo assim, o que causou o mal súbito em Enzo ainda precisava ser investigado. Antes do episódio, ele nunca tinha apresentado nenhum sintoma ou algo que pudesse levar à parada cardíaca.