Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (13), o prefeito Carlos Gil destacou as expectativas para o evento. “Esse ano é a segunda Expovale no parque permanente, e realizamos melhorias importantes. Esperamos um público ainda maior que no ano passado”, afirmou. Foram feitos ajustes nos galpões de gado, reforço na capacidade dos banheiros e melhorias na pavimentação interna, melhorando a experiência dos visitantes.
A programação técnica para a agropecuária e a agricultura, é um dos pontos fortes da feira. Entre as atrações, há uma fazendinha com tanques de piscicultura, onde técnicos mostram o potencial do Paraná na produção de tilápia. Cursos, treinamentos e workshops gratuitos, em parceria com Seab e o Sebrae, também estão disponíveis para os interessados em se especializar.
Outro destaque será a Assembleia Itinerante da Assembleia Legislativa do Paraná, que homenageará 15 pessoas da região. Representantes de setores como educação, medicina, agricultura e comércio serão reconhecidos por suas contribuições.
A área cultural terá shows de artistas locais e nacionais. Na abertura, o palco cultural recebe a dupla Bruno & Marrone. Os demais shows são, Michel Teló (15), Gustavo Mioto (16), Aline Barros (17), Ana Castela (18), Rio Negro & Solimões (19) e Dilsinho (20) atraindo grande público de todas as cidades do Vale do Ivaí e também do estado.
Outro ponto alto citado por Carlos Gil é a exposição “Riquezas do Vale”, que destaca produtos típicos da região e será realizada pela primeira vez em Ivaiporã. Com 60 expositores, o evento contará com o que há de melhor em produtos “como linguiças, queijos, gin e cachaça, e muitos outros produtos, representando o que os 26 municípios Amuvi, tem a ofertar”. Além disso, um palco cultural apresentará danças e outras manifestações artísticas dos municípios.
O prefeito revelou planos de transformar o parque em um polo de eventos regionais. Um deles seria comemorado em junho “Maior São João do Vale do Ivaí”, trazendo artistas e movimentando o comércio e serviços locais. “Queremos que o parque seja uma referência para grandes eventos, fortalecendo o turismo e o desenvolvimento econômico de Ivaiporã e da região”, concluiu Carlos Gil.