Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), disse na noite de sábado (31.ago.2024) que “investir no Brasil sob a administração atual é insano”. O empresário vem fazendo uma série de publicações na rede social desde que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes decidiu, na 6ª feira (30.ago), pela suspensão da plataforma no Brasil por causa da ausência de um representante legal da empresa no país.
Moraes determinou a suspensão do X no Brasil. No entanto, brasileiros que estão no exterior seguem com acesso normal à plataforma. Foi desta maneira que este jornal digital leu as mensagens postadas pelo empresário e replica neste texto, por ser de interesse público e ter relevância jornalística.
Musk disse esperar que a situação no Brasil mude “quando houver uma nova liderança”.
Em outra publicação no X, feita neste sábado (1º.set), o empresário declarou que “o povo brasileiro não está feliz com o regime atual”.
A plataforma X criou no sábado (31.ago) um perfil para divulgar “decisões ilegais” do ministro de Moraes.
“Começamos a lançar luz sobre os abusos cometidos por Alexandre de Moraes em face da lei brasileira”, afirma o perfil. “Estamos compartilhando essas ordens porque não há transparência por parte do tribunal, e as pessoas que estão sendo censuradas não dispõem de meios para contestar essas decisões. Nossos próprios recursos foram ignorados”, acrescenta.
Em seu perfil no X, Musk já havia dito que iria começar a divulgar supostas irregularidades e decisões “ilegais” do magistrado.
A 1ª postagem do novo perfil mostra uma decisão de Moraes, datada de 8 de agosto, que ordenava a remoção de perfis na rede social, incluindo do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A publicação afirma que essa ordem representa uma “violação flagrante da lei brasileira”.
Poder 360