A Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec) anunciou nesta sexta-feira (07) que a instituição conseguiu autorização para a implantação do curso de medicina para Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Serão 120 vagas anuais e as aulas deve iniciar em agosto.
A instituição, que é particular, tem como mantenedores Fábio Costa e a esposa dele Mara Duarte da Costa. Fábio conta que, desde que adquiriu a Fatec, em 2014, a instituição busca ampliar seus cursos na área da saúde. Em 2021, a faculdade conseguiu uma liminar para pedir o curso de medicina, já que a abertura de novos cursos estava vetada pelo Ministério da Educação (MEC). Após uma visita de técnicos do MEC em 2023, a Fatec obteve nota máxima de avaliação e agora está autorizada a oferecer o curso.
"É um sonho que se torna realidade", afirma Fábio Costa. "Acredito que a abertura do curso de medicina trará um grande desenvolvimento para a região, tanto na área da saúde quanto na economia. Estamos muito felizes em poder contribuir para o futuro de Ivaiporã e de todo o Vale do Ivaí", acrescentou.
O diretor acadêmico da Fatec, Ronielison Barbosa Ferreira, diz que o complexo de saúde foi planejado para atender às exigências do MEC e proporcionar aos alunos uma "formação de excelência". "O curso contará com laboratórios de morfologia, salas de metodologias ativas, laboratórios de simulação realística, tutoria, laboratórios de bioquímica e biologia, farmacologia, centro cirúrgico e laboratórios de reabilitação realística", detalha Ronielison.
A expectativa é que o vestibular já aconteça agora no próximo mês e a previsão de início das aulas é para a segunda quinzena do mês de agosto.
A Fatec tem atualmente 15 cursos de graduação nas áreas de agronegócio, educação, administração, saúde, direito e construção civil.