sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Lewandowski assume Justiça com segurança pública como prioridade total















 O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski assume nesta quinta-feira (1º/2) o cargo de ministro da Justiça do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De perfil técnico, terá como uma de suas principais tarefas alavancar ações concretas em uma das áreas mais mal avaliadas na atual gestão do petista: a segurança pública.

Há motivos: 50% da população considera como ruim e péssima a gestão do governo federal na área, segundo pesquisa Datafolha de dezembro. O tema foi a tônica da reunião que marcou a transição entre Lewandowski e seu antecessor, Flávio Dino, que vai para o Supremo, realizada no último dia 23.

Na ocasião, Lewandowski afirmou que seguirá com o trabalho da gestão de Dino, realizando ajustes quando for necessário, e ressaltou: terá que dar uma resposta à população no que se refere à segurança pública.

De fato, Lewandowski considera a segurança pública a área-chave da pasta que assumirá nesta quinta. Ao presidente Lula, ele tem dito que dará prioridade total ao combate à crise nessa área.

Desafios
“Temos um desafio, que é uma preocupação do cidadão comum, que é o desafio com a segurança”, disse Lewandowski durante a reunião com Dino. “A insegurança, a criminalidade, o crime organizado, que afeta não apenas as classes mais abastadas, mas afeta também hoje o cidadão mais simples e essa é uma pauta que precisa ser enfrentada”.

Metrópoles