quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Operação da PF em Apucarana e Arapongas mira venda ilegal de Iphones


 












A Policia Federal (PF), com o apoio da Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã desta quinta-feira (5) a operação “Arapuca 3”, cujo objetivo é desmantelar um grupo que importava ilegalmente e revendia aparelhos celulares, da marca Iphone, sem o recolhimento de tributos federais.

Cerca de 15 policiais federais e quatro auditores fiscais estão cumprindo três mandados de busca e apreensão nas cidades de Arapongas e Apucarana, no Norte do Paraná.

Durante as investigações verificou-se que o grupo introduzia clandestinamente aparelhos celulares de uma marca específica (Iphone) e os comercializava em três lojas físicas da região, sem o recolhimento dos impostos referentes à importação e revenda dos aparelhos.

O delegado da Polícia Federal, Hugo Mendonça, explicou que as investigações começaram este ano.

"Foi um inquérito instaurado este ano aqui na nossa delegacia, com informações levantadas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil. Avaliamos que existe uma grande possibilidade do crime de descaminho", conta.

A Polícia Federal também informou que, além das lojas físicas, os aparelhos também eram comercializados na internet.

"Constatamos que o comércio desses eletrônicos também era realizado nas redes sociais. Essas pessoas serão agora investigadas pelo crime de descaminho", ressalta.

Alguns aparelhos não possuíam documentação, configurando importação irregular.