quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Casos de Covid voltam a crescer no Paraná nas últimas semanas e Saúde ressalta importância da vacinação
















O Paraná voltou a registrar nas últimas semanas uma importante elevação tanto no número de diagnósticos como no de óbitos causados pela Covid-19. É o que revela o mais recente informe epidemiológico da doença, divulgado nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa-PR).
O informe aponta uma elevação de 116% nos casos novos de enfermidade na comparação das três últimas semanas com as três semanas entre o final de agosto e o começo de setembro, enquanto o número de mortes pela doença teve um salto de 717%.

Segundo o boletim da Sesa-PR, entre os dias 25 de setembro e 17 de outubro um total de 5.185 casos novos de Covid-19 foram registrados no estado, período no qual 49 pessoas faleceram em decorrência da infecção pelo coronavírus.


No mês anterior, entre os dias 28 de agosto e 19 de setembro, haviam sido registrados 2.399 casos da doença, com seis falecimentos. Isso significa que, nas últimas três semanas, uma média de 246,9 diagnósticos diários da doença foram confirmados no Paraná, com o registro ainda de 2,33 mortes por dia. Entre o final de agosto e o começo de setembro, essa média era de 114,2 diagnósticos por dia e 0,29 mortes diárias.

Além dos dados oficiais, informações divulgadas pelo Laboratório de Análises Clínicas (LANAC) também acusam a alta na incidência da Covid-19 no estado. O laboratória, que realiza em média 30 testes de Covid-19 por dia, registrou alta de 10% na procura pelo exame nos últimos dias dias. Além disso, a positividade, que era de 10%, teve u m aumento expressivo: hoje, 75% dos testes realizados são positivos.