As intensas chuvas que caem a dias, estão causando alagamentos em diversas cidades da região central do Paraná. Em Pitanga, os rios Ernesto e Pitanga voltaram a subir e causaram alagamento em comércios e residências na área central, próximo à delegacia e ao campo sertanejo e no interior do município. No início do mês, os moradores já sofreram com o alagamento, que fez com que o município decretasse situação de emergência.
Até o momento não foi divulgado o número de imóveis atingidos por essa nova enchente. Também foram registradas inundações nas comunidades do Rio do Meio e do Patrimônio dos Cajos.
No entanto, a situação não está restrita apenas a Pitanga. Foram registrados alagamentos nas áreas urbanas de Santa Maria do Oeste e Mato Rico. Rios de comunidades rurais também subiram e causam preocupação. O Rio Lajeado, no distrito de Romeópolis em Arapuã, subiu pelo menos 3 metros e já começa a preocupar moradores que residem nas proximidades. Em Manoel Ribas, vários rios subiram e produtores rurais estão preocupados.
A tendência é que a situação não melhore muito ao longo do dia. Segundo o site MetSul, especializado em metereologia para a região sul do Brasil, a previsão para Pitanga é de 33 milímetros hoje e 65 milímetros de chuva para a segunda-feira, 30 de outubro. Para se ter ideia, essa é metade do volume médio de chuva para todo o mês de outubro, que é em torno de 200 milímetros.
Já para Ivaiporã, a previsão do site é de 83 milímetros para essa segunda-feira, 30 de outubro. A tendência é que a chuva só comece a dar uma trégua a partir da quarta-feira, 1 de novembro.