quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Biden e Trump estão empatados na corrida eleitoral americana













 A disputa vai ser acirrada. A mais de um ano das eleições americanas, uma pesquisa divulgada pelo jornal The New York Times mostrou que os dois candidatos têm 43% das intenções de voto nacionais.

Os outros 14% dos eleitores pretendem votar em algum candidato da terceira via ou não querem nem votar.

No entanto, o NYT ressaltou que muitos desses indecisos provavelmente votarão em Biden ou Trump quando o dia das eleições chegar — como costuma acontecer aqui no Brasil.

O lado dos democratas 

Se em 2022 dois terços dos democratas queriam um candidato diferente, agora, 45% apoia a reeleição de Biden.

A popularidade do presidente melhorou depois que a economia norte-americana deu uma estabilizada e pela insatisfação dos eleitores sobre as ameaças ao direito do aborto, pauta defendida pelo Sr. Biden.

Por outro lado, o presidente ainda deve se manter em alerta: ele tem a aprovação de apenas 39% dos eleitores, um percentual considerado ruim para quem busca a reeleição.

O lado dos republicanos 

Um ano depois de se envolver na polêmica operação em Mar-a-Lago, Trump reascendeu como candidato favorito entre os republicanos para a próxima eleição presidencial.

Na última pesquisa, o ex-presidente apareceu com 54% das intenções de voto entre os republicanos, bem acima do segundo colocado, Ron DeSantis, que ficou com apenas 17%.

Trump ainda é réu em dois processos criminais e tem mais dois à vista, mas isso não parece atrapalhar a campanha: para 71% dos eleitores republicanos, o ex-presidente não cometeu crimes federais sérios.

The News