quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Lula fala em ‘governança mundial’ ligada à ONU para resolver questão climática e forçar países a cumprirem regras

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (22), em transmissão nas redes sociais, que o mundo crie uma “governança global” ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e com poder de forçar países, por exemplo, a cumprir metas de combate ao aquecimento global.

Atualmente, nenhum Estado ou organização internacional pode obrigar uma nação a cumprir ordens do direito internacional ou de tratados. Qualquer tentativa nesse sentido é vista como violação da soberania nacional e pode levar a conflitos, inclusive armados.

“Se a ONU não tiver um poder de governança, a gente não resolve a questão climática”, declarou.

“Nós vamos fazer uma reunião nos Emirados Árabes [COP, Cúpula do Clima], vamos supor que lá a gente tome uma decisão em relação aos países que têm florestas. Se a gente que tem muita floresta tomar uma decisão, ela só será cumprida se for cumprida dentro do Estado nacional, no Congresso. Se não for aprovada, a gente não consegue colocar em prática”, seguiu Lula.

“Então, a gente precisa ter uma governança mundial que, em determinadas circunstâncias e casos, decida e a gente seja obrigado a cumprir. Por exemplo, o Acordo de Paris, o Protocolo de Quioto, ninguém cumpre. Então, vamos estabelecer regras para que sejam verdadeiras as nossas reuniões. Se não, o povo vai desacreditando e a gente começa a ver a democracia correr riscos”.

Confira mais detalhes na matéria de Guilherme Mazui, Mateus Rodrigues e Pedro Alves Neto, g1.