domingo, 10 de abril de 2022

Mais de 4,4 milhões fugiram da Ucrânia, diz ONU














 Pelo menos 4.441.663 pessoas fugiram da Ucrânia desde 24 de fevereiro, quando o país foi invadido pela Rússia. Os principais destinos são Polônia, Romênia e Hungria. Os dados são da Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

A agência classificou o êxodo como “a crise de refugiados que mais cresce na Europa” desde a 2ª Guerra Mundial. “A velocidade do deslocamento, juntamente com o grande número de pessoas afetadas, é sem precedentes na Europa”, afirmou Filippo Grandi, alto comissário da ONU para Refugiados.

A OIM (Organização Internacional para as Imigrações) estima que pelo menos 7,1 milhões se deslocaram internamente. A ONU alertou que suprimentos essenciais, como combustível e suprimentos médicos, estão acabando na Ucrânia. “O quadro é sombrio e pode ficar ainda pior”, disse o coordenador de ajuda emergencial da ONU, Martin Griffiths. Antes da guerra, o país tinha 37 milhões de habitantes.

Mais de 60% das crianças na Ucrânia foram forçadas a deixar suas guerras. Neste grupo, há pelo menos 2,5 milhões deslocados internamente, segundo o Unicef.

Poder360