sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PARECER FAVORÁVEL À REELEIÇÃO NO CONGRESSO É 'IRRETOCÁVEL', DIZ RENAN



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), considerou nesta quinta-feira, 10, como “absolutamente defensável” e “irretocável” o parecer apresentado pelo agora ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Barroso a favor da possibilidade de reeleição à presidência de uma das Casas do Congresso, no caso de o candidato ter assumido o posto para um mandato tampão.
“Acho que as circunstâncias dele Rodrigo Maia, de não ter sido eleito para um mandato, apenas completou um mandato, o próprio parecer do ministro Barroso, por ocasião da tentativa do presidente Garibaldi de se reeleger, tem lógica e é absolutamente defensável. Não sei como anda a questão do ponto de vista político, dos partidos, mas juridicamente o parecer do Barroso é irretocável”, afirmou Renan.
Questionado sobre se tal entendimento também não poderia beneficiá-lo, Renan negou que pretenda disputar a próxima eleição para o comando do Senado também prevista para ocorrer em fevereiro de 2017. “Não sou candidato. Já fui 4 vezes presidente do Senado, vamos abrir um espaço para a renovação”, ressaltou.